terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A primeira viagem

Pois é ja la vão quase duas semanas desde o nosso fantastico fim de semana em Kraków ( aka Cracóvia) mas apenas hoje tive um tempinho livre para disponibilizar a este blog.

A viagem em si no comboio, começou muito bem pois eu e o Abreu ao belo estilo do comboio das ferias desportivas decidimos gastar o stock que levavamos da dita aguinha ( aka Wódka) e la decidimos animar a viagem. Mas o problema é que so haviam 3 dozes individuais, ou seja, meia hora depois do inicio da viagem a festa acabou pois sem combustivel não da para fazer grande coisa. Ah e pelo caminho vinhamos a saber noticias que Wroclaw estava naquele momento a ser completamente pintada de branco e nós leigos que poucas vezes vimos neve estavamos digamos que a fugir dela. LOL

18h ( hora polaca, 17h em Portugal continental, 16h nos Açores) la chegamos nós à grande cidade, sim porque Kraków é mesmo uma grande cidade. Viagem de 5 minutos de tram e la chegamos ao famigerado Hostel Atlantis em que quando entramos ficamos absolutamente chocados pela entrada pois ja vi entradas de caves do vinho do porto com mais luxo que aquilo, mas quando chegamos ao corredor dos quartos mudamos completamente a nossa ideia. Quartos bem equipados com pouco luxo mas bem equipados por um preço a rondar os 40zl por noite. Fomos dar uma volta pela cidade em direcção à maior Rynek da europa e la encontramos um restaurante Georgiano onde sinceramente se comeu bastante bem por 30zl incluindo vinho.
Após o jantar e uns jogos no quarto grande la fomos para a noite em que a nossa guia com a melhor das intensões nos tentou levar para a zona da Kazimierz, zona esta engrançada e com muitos bares mas sinceramente não era aquilo que procuravamos. Depois disso la fomos outra vez para a zona da Rynek em que eu e o Zé como porta-vozes falamos com 3 meninas que nos queriam levar com elas mas como rapazes as direitas que somos decidimos ir para outro sitio com o pessoal todo e elas indicaram-nos o Ministerstwo. (n faço comentarios aos acontecimentos após a entrada nesta discoteca)

Dia 2 - ou seja sabado. Pela fresquinha e digamos que mesmo muito fresquinha pois a neve estava a chegar a Kraków tambem, la fomos nós até um dos grandes objectivos desta viagem que era visitar o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Sem duvida nunca mais me vou esquecer daquela visita, e tenho que la voltar pois ficou muita coisa por ver. É incrivel como nós queriamos visitar um local de onde milhões imploraram para não entrar, e de onde 6 milhões entraram e nunca sairam. Lá vêm-se imagens e situações completamente arrepiantes. É incrivel que mesmo o Abreu que é um gajo que esta sempre na brincadeira não conseguiu esboçar uma piada e na cara dele apenas se via revolta, apesar de que sem duvida o momento mais hilariante foi dele, pois quando nos preparavamos para uma foto de grupo ele solta uma valente farpa ( para não dizer peido) como se tratasse de um "olha o passarinho!". Facto curioso ou não, o maior nevão caiu exactamente quando estavamos a visitar a zona do muro de fuzilamento onde milhares morreram fuzilados sem dó nem piedade, e quando entramos dentro do pavilhão 11 tambem conhecido por pavilhão da morte reparamos que lá fora de um momento para o outro tudo ficou completamente branco. Sem duvida que aquilo completamente branco era como se dum filme se tratasse como muitas vezes vimos no filme o Pianista ou na propria Lista de Schindler.
Passado Auschwitz e Birkenau voltamos a Kraków para mais uma noite. E como era a ultima noite como se costuma dizer "é pa desgraça é pa desgraça" e não nos desgraçamos mas quase. Sem duvida uma fantastica noite.

Dia 3 - domingo, visitamos o castelo de Kraków, fizemos umas guerras com neve e tal e fomos ao que em principio como bons portugas fazemos melhor, ou seja, comer. Comemos como uns bois e la voltamos ao hostel para pegar nas malas e siga para a estação de comboio. O problema é que mal sabiamos que iamos ter que gramar com uma hora de seca pois a Ola enganou-se no horario do comboio. E pronto la fomos nos para a Galeria Krakowska junto à estação ver o ambiente e ao mesmo tempo aproveitar para fazer horas. Uma hora dpx la voltamos para a estação e desta vez era mesmo a serio, la voltamos nós para a nossa cidade. Da viagem de regresso não ha nada que contar pois 85% foi passada a pesar figos.

Foi um bom fim de semana, mas foi muito curto para tanta coisa que ver. Enfim espero la voltar.

Sem comentários: