sábado, 6 de dezembro de 2008

um dia em Poznan...

É verdade uma semana depois vou ter de vos falar da viagem a Poznan por muito que me custe que apenas serviu para gastar bastante dinheiro. Eu tentei arranjar forma de irmos um fim de semana completo e dormirmos numa residencia mas começaram a haver alguns entraves, primeiro a parte de só o Marko e o Ximó estarem dentro, e depois a situação mais grave é que a ONU lembrou-se de fazer lá a Cimeira do Ambiente exactamente no fim de semana que eu queria lá ir... Conclusão não há quarto, não ha Poznan para ninguem, pensava eu...

Estava eu a pôr a minha Lasanha no forno sabendo que em principio ja não iria a Poznan e com uma noitada pela frente chega o Ximó a minha beira e diz assim, ele disse assim, assim, ele disse assim: "Eu y Marko nos vamos a Poznan, quieres venir? Nos vamos por la mañana e volvemos despues da fiesta en lo otra mañana." ao que eu respondi com muita classe: "Isso pergunta-se??? A que horas vamos???"(mal eu sabia o que se ia passar...)
Depois de uma noite fantastica no Daytona e de um episodio do Prison Break, lá partimos nós à aventura.

Começou logo muito bem pela parte em que fui obrigado a sprintar em plena Wroclaw Glowny para apanhar o comboio quando eu não podia fazer pratica fisica intensa, mas pronto ao menos não perdemos o comboio. Da viagem não ha muito que contar pois pusemos os 3 fones nos ouvidos e caiu certinho cada um para seu lado a dormir, quer dizer o Ximó não sei uma vez que ele dormiu 7h mas pronto passando a frente.

A 5 minutos de chegarmos a Poznan, eu lembrei-me de arranjar uma guia conhecida para nós, quem mais poderia ser do que a minha "maninha" mais velha Kasia, pois ela fala português perfeito e inglês também, logo melhor era impossivel. Infelizmente ela avisou prontamente que só poderia estar conosco por cerca de hora e meia o que nos dificultou a parte de sabermos o que fazer.

Chegamos a Poznan e dirigimo-nos a paragem de tram mais próxima para tentarmos chegar à Stary Rynek. Graças aos meus conhecimentos sobre Poznan, tram nº8 e lá vamos nós. Saímos na Plac Wielkopolski e la encontrei com facilidade a Stary Rynek. La lhes mostrei aquilo e como as 11h da manhã não é própriamente a melhor hora para ter muita coisa aberta la decidi mostrar-lhes a Rua de Santa Catarina de Poznan (ou seja, uma rua comercial com lojas dos 2 lados e sem transito automovel), e o Stary Browar um shopping muito muito fixe. Após a entrada em muitas lojas de sapatilhas chegamos ao Stary Browar e o primeiro pensamento foi acamparmos tipo ciganos junto de um banco e tomarmos o pequeno almoço, sim porque eles levaram farnel e eu levei dois 7 days o que não deu para a cova de um dente e me obrigou a comprar comida para mim. A minha maninha foi la ter e começou o roteiro turistico em Poznan por nos mostrar o "Lago" de Malta (o lago entre aspas não é erro, aquilo era mesmo suposto ser um lago, por e simplesmente estava era sem água), junto ao lago tem também a pista artificial de ski em que eles ficaram a modos que maravilhados.
Do "lago" seguimos para a Catedral de Poznan, nada de novo para mim pois ja la tinha estado.

Após o roteiro turistico lá voltamos à Stary Rynek e decidimos e ver o museu de história da cidade para tornar a viagem um pouco mais cultural. Saímos do museu e fomos comer ao Roosters, até aqui tudo normal, excepto a parte de as empregadas de mesa nos servirem com trajes menores, mas mesmo muito menores (facto pelo qual aconselho todo o jovem descomprometido ou comprometido mas desde que ela não saiba não ha crise :P)
E como bons jovens e malandros o que é que sabe mesmo bem depois de almoço? Pois está claro que um local quente e confortavel para dormir uma sesta. O problema é que não tinhamos uma casa muito menos um local quente para estar de borla. Até que tivemos a ideia mais estupida do dia... Portanto compramos uma garrafa de zubrówka e do dito sumo de maçã e decidimos dar duas voltas à cidade no tram nº8. Até aí tudo bem porque eu aterrei como um menino e so acordei na hora em que o tram chegava ao fim da linha, o problema foi que o menino Ximó entreteu-se a beber e ficou com grande andamento e eu e o marco completamente sobrios e com algum sono. De lá decidimos comprar algo para comer no Piotr i Pawel e outra vez estilo ciganos fomos comer nas mesas do Stary Browar, e claro está que compramos mais uma pistola de zubrówka. Estivemos a beber em frente ao edificio da camara e decidimos ir procurar um local para disfrutar da noite. Entramos primeiro num bar de Karalhoke, perdão Karaoke, que não estava nada de especial e depois fomos tentar a nossa sorte no Sham rock, e a porta estava um ambiente 5 estrelas, o que não era 5 estrelas era o preço da entrada que era nada mais nada menos do que 25zl e dissemos prontamente que não ( ai se eu soubesse o que sei hoje). Dali fomos procurar mais bares e corremos Alter ego, Klepsydra, Malibu, Cuba Libre, e Blue Note. Todos eles com ambiente muito fraco mas apenas pagamos no Malibu e no Blue Note. O Blue Note inda chegou a prometer bastante mas o burro do dj fez o favor de cortar a moca ao pessoal que voltou quase todo para as mesas. Conclusão a tirar disto tudo as vezes paga-se pela qualidade e como não quisemos pagar agora não nos podemos queixar.

Com isto tudo chegamos as 2h da manha e só tinhamos na cabeça o regresso a Wroclaw, pelo menos eu e o Marko porque o Ximó ainda tinha algo mais na cabeça, ou seja, fazer merda porque estava muito mas muito bebedo. Por causa dele mais uma vez tivemos que praticamente sprintar em direcção ao intercidades em direcção a Wroclaw e com muita luta lá o apanhamos.
A parte mais estranha foi que no inicio da tarde o Ximó avisou-nos que não podia beber pois tinha os óculos e afinal tinha mesmo razão porque depois veio a perde-los no comboio...

Conclusão geral, tenho de voltar de novo a Poznan pois aquela cidade é realmente fantastica mas tem que ser por um fim de semana ou mais tempo, e quando for ou vamos muitos ou então vou mesmo sozinho, pois tenho muitas pessoas para visitar lá... Em Janeiro Poznan espera-me.

1 comentário:

Miss Lau disse...

ora entao, muito boas noites ehehhe

portanto, razao para eu estar a escrever isto?
pois é... vou para wroclaw em erasmus em fevereiro :P


e entao, questao que se impoe. ja ouviram falar de uma faculdade chamada: WWSIS?
eu tb nao, mas diz que tem la o curso de turismo e que tem acordo com a minha faculdade, por isso, eu e mais 3 amigos pensamos: que se lixe é para aqui que vamos.

como tal e como nao sabemos de nada porque somos do tipo: vamos indo e vamos vendo, vou colocar alguns problemas que nos fazem..vá, especie ehehehe (espero que nao te importes de responder, mas nos estamos assim um bocado ao deus dará :P


e está quase. Problema numero um:

habitaçao... pooooois é. por enquanto todos os dormitorios estao ocupados (por causa de alunos de erasmus que ficam (e com todo o direito) aí e só saem para o mes que vem.

problema numero dois: bancos: aí ha bcp's nao é? alem disso.... que nos dizem da vida daí?

espero que vejam isto antes de fevereiro :)

desde ja, obrigada :D